Desafio ‘Livre de Plástico’ premia garrafa de cogumelo

O frio paulistano da última quarta (13), não afastou quem, por estar interessado em inovação e preservação ambiental, especialmente dos oceanos, compareceu ao evento promovido por Corona e Parley

por Janaína

Em clima de praia, mas cobertos de casacos e cachecóis, os convidados puderam conferir quais foram os projetos selecionados no “Desafio Livre de Plástico”. Não apenas projetos como também seus idealizadores.

“Já fui mandioca” da Cbpak esteve entre os projetos finalistas.

Antes das ideias, houve apresentação de executivos e representantes de AmBev, Mares Limpos (ONU), Boomera, Ellen MacArthur e Parley.

A Parley existe para proteger os Oceanos”

Juliana Poncioni, representante da Parley no Brasil.

Garrafa de fungo e fibra de laranja

O projeto vencedor pode ser considerado, entre todos os apresentados, o que mais inovou. Afinal, foi criado a partir de estudos feitos sobre moléculas e fibras de cogumelo e laranja.

O projeto denominado “Garrafa PW- F” recebeu 20 mil reais. Agora, a ideia é avançar com as pesquisas para apresentar a garrafa 100% ecológica e livre de plástico ao mercado.

Por fim, o encontro sinaliza a mudança de postura de uma indústria que, por muitos anos, não parecia se preocupar com o uso excessivo de plástico em seus produtos e processos.

O plástico tornou-se vilão, sabe-se agora, que em 2050, deve haver mais dele nos Oceanos do que seus próprios habitantes.

Por aqui já ‘falamos’ sobre isso

Repensar, recusar, reutilizar. Surgem verbos para transformar ações, diante do tsunami de lixo plástico e tóxico em que nos metemos.

Pessoalmente, acredito que a substância em si não seja o problema, mas a forma com que a indústria a explora. E por fim, como a dinâmica social de hoje nos força a consumir cada vez mais produtos totalmente desnecessários a sobrevivência, bem-estar e saúde.

Para relembrar um dos primeiros conteúdos que fiz a partir dessa discussão, compartilho com você este texto aqui 🙂

Beijos e boas ondas!

Autor: origemsurf

Compartilhe esse Post

4 Comentários

  1. Janaína,seus artigos são eficientes para eu me posicionar como cidadã,alem de me auxiliar nas minhas redações(estudo paara vestibular).Muito obrigada por compartilhar essas notícias

    Poste um comentário
    • que amor, Maju :)) muito obrigada pelas palavras <3 bjinhos, jana

      Poste um comentário

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *