Coronavírus pode suspender Jogos Mundiais de surfe em El Salvador

A Associação Internacional de Surfe (ISA) comunica que, em parceria com o Governo de El Salvador, local escolhido para sediar a etapa mundial de surfe, está alinhada à decisão de manter quarentena, restringindo deste modo a entrada e saída de pessoas do país.

por Janaína Pedroso

O evento está previsto para ocorrer entre 09 e 17 de maio. Por ora, a nota não esclarece se deve ou não haver evento.

Pico de El Sunzal em El Salvador. Foto ISA / Ben Reed

De acordo com o comunicado, a Associação pretende divulgar novo parecer dia 31 de março.

Quase todo mundo em estado de alerta

Ontem, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente pandemia do novo coronavírus. 

São mais de cem países, em todos os continentes, onde a doença dissemina-se progressivamente. Mas ainda há quem desconfie dos fatos.

Aliás, o presidente do Brasil, que chegou a declarar que o coronavírus “não era isso tudo”, parece seguir minimizando a crise, mesmo após declaração da OMS sobre pandemia. 

Agora, seu secretário de comunicação atestou positivo para o vírus. Será que ele mudou de ideia?

Olimpíadas e mundiais 

A WSL já havia cancelado duas etapas mundiais da divisão de acesso (QS), uma no Japão e outra na Indonésia. 

E apesar da ‘Chama de Tóquio 2020’ ter sido acesa, dando início à maratona de revezamento da tocha Olímpica, há rumores de que as Olimpíadas serão adiadas. 

Por outro lado, o adiamento de um evento desse porte acarretaria em um enorme prejuízo financeiro. O que leva a crer, que a alternativa já levantada sobre “estádios vazios” seja mais realista.

“É uma escolha sobre a qual ninguém no movimento olímpico deseja falar, mas está cada vez mais presente: uma Olimpíada de Tóquio disputada sem torcedores, com apenas 10 mil atletas competindo diante de mares de assentos vazios.” 

The New York Times

Poxa, Coronavírus, justo agora?

Mas justo agora? Agora que eu tô grávida, agora que o surfe estreia nas Olimpíadas. A sensação, no mínimo egoísta, de não achar nada justo essa pandemia neste exato momento paira sobre mim.

Eu que sou tão desencanada, ando lendo e ouvindo tudo sobre o assunto. Para as grávidas, uma boa pedida é o podcast 40 semanas, que neste episódio aborda a relação e os cuidados especiais que as gestantes devem tomar.

Por fim, devo assumir um lado positivo que jamais fez parte de mim como agora. Uma das belezas que essa gestação me trouxe. Não sei se é autodefesa ou amor mesmo, mas tenho esperanças de que esse surto louco finalize em breve. Assim, nossas vidas possam voltar ao normal (ou à loucura cotidiana que já andávamos acostumad@s).

Vale ressaltar que ser positiva não confere desdém ao caso, muito menos a tentativa de desmerecer e/ou culpar a mídia pelo excesso de informações sobre o coronavírus.

Pois bem, então seguimos aguardando, lavando as mãos de meia em meia hora e torcendo muito por essa estreia do surfe nos Jogos Olímpicos!!

Leia também

Autor: origemsurf

Compartilhe esse Post

1 Comment

  1. GOD Bless us and people in the world
    I hopful we’all good pass this Virus Corona-19

    Take care everybody <3
    have a good day soon Thx God

    Poste um comentário

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *