Yanca Costa se prepara para estrear como Profissional!

Yanca começou a surfar aos 5 anos de idade na praia de Icaraí, Ceará. Hoje, aos 16, é considerada uma das maiores promessas do surf feminino brasileiro. O terceiro lugar no QS que rolou na Praia do Forte, em abril desse ano, só serviu para reforçar o que muitos já sabem: Yanca tem um futuro brilhante pela frente. Antes disso, conquistou o bicampeonato Cearence Open e é Campeã Brasileira Pro Junior (Circuito Pena Little Monster).

“Vai ser minha primeira vez como profissional e to muito empolgada, foi o campeonato que eu mais esperei esse ano, to treinando muito pra ser campeã”

Ela tem total consciência da dificuldade que representa querer ser uma surfista profissional no Brasil, apesar da pouca idade, ela esbanja maturidade. “É bem difícil você ver uma menina com patrocínio bom na prancha, campeonatos femininos com boa premiação, que valorize nosso surf. Todas as meninas estão quebrando e se tivéssemos quem  acreditasse no nosso surf seria diferente”. Yanca, diferente da maioria tem um bom patrocínio. Estou com a Pena que é uma das marcas que acredita muito no surf feminino. Sempre em seus campeonatos tem a categoria feminina, quero agradecer a toda a galera da Pena por continuar colocando nossas categorias em seus campeonatos.”

Atualmente morando no Rio, Yanca se mudou com toda a família para o bairro do Recreio. Apesar de estranhar um pouco a nova cidade, ela logo passou a curtir o novo estilo de vida. Hoje, treina ao lado de outras surfistas super talentosas como Gil Ferreira. “Todos os dias eu surfo, treino e estudo”. Ela também conta com o apoio do shaper Leo Tavares, da Superglass do Rio de Janeiro, da BSG (Brasil Surf Girls) e DSL.

Sempre com um sorriso no rosto Yanca é doce como a vida deve ser. A garra e a vibração positiva que ela emana é algo sensacional, dificil até de descrever. Suas inspirações são Coco Ho, Carissa Moore, Laura Enever, Sage Erickson, Malia Manuel, Claudia Gonçalves entre outras. “Resumindo amo elas”, confessa Yanca, que também é apaixonada pela cantora Beyoncé. “Ela é um exemplo de ser humano, ela é incrível”, derrete-se. Com jeito de boneca e garra de leoa, Yanca é a delicadeza e a bravura numa só pessoa.

“Vai ser minha primeira vez como profissional e to muito empolgada, foi o campeonato que eu mais esperei esse ano, to treinando muito pra ser campeã”. declara Yanca.  O Campeonato Brasileiro de Surf Feminino tem patrocínio da escola WIZARD e é organizado pelo surfista Wiggolly Dantas e sua família. As competições rolam dias 24 e 25 de setembro em Itamambuca, Ubatuba e as incrições devem ser feitas por meio da Abrasp.

Sobre os sonhos algo curioso. Ela não quer ser somente campeã mundial, ela quer ser seis vezes campeã do mundo. Quando pergunto o porquê do número seis ela brinca “Quero ganhar mais que a Steph”. Que vibe essa Yanca!