Esporte e Educação: combinação infalível!

Naire Marquez

No último sábado (01.10) rolaram as finais de um campeonato pra lá de especial, o Estudantil de Ubatuba. O projeto envolve 37 escolas da cidade: municipais, estaduais e particulares em prol do esporte. Organizado pela AUS, Associação Ubatuba de Surf, e patrocinado pela Prefeitura,  a disputa é idealizada pelo o professor Fábio Lima.

Ao todo, foram 260 crianças nas categorias Sub 8 e Sub 10, masculino e feminino, Sub 16 masculina e Sub 18 feminina. Pela primeira vez na história da competição de surf amador no Brasil, um campeonato é realizado com o mesmo número de categorias para meninos e meninas.

O projeto é apoiado por outra importante iniciativa, o “Surf Nas Escolas”. A Escola Municipal de Surf de Ubatuba, que já existe há 21 anos, é uma das grandes responsáveis pela promoção do esporte na cidade.

Luana Soares, de 11 anos, foi finalista do Campeonato Brasileiro de Surf Feminino que rolou há umas semanas em Itamambuca. Competindo no Estudantil ela estava determinada para repetir a boa performance que a levou para o pódio no brasileiro. “Comecei a surfar com 4 anos, na praia de Camburi. Foi muito legal fazer final no brasileiro, o mar estava mexido”, contou Luana.

“O projeto tem dado certo, o fundamental é a Escola abraçar, depende dela enviar o aluno pra gente”. Lembrou Fábio sobre a importância do envolvimento das próprias escolas para viabilizar o evento. Patrocinado por: Surf nas Escolas, Federal Art, Escola Municipal de Surf. Apoio: Boteco Sardinha, Aquário de Ubatuba, Wizard, Up Drop, Adriano Art, Itamambuca Eco Resort, Tachão de Ubatuba, Comtur.

Resultados

Feminino Sub 8

1 Maria Marquez

2 Alana Baptistela

3 Duda Eustáquio

4 Maeva Gustalla

Feminino Sub 12

1 Nairê Marques

2 Luana da Cruz

3 Sara Castro

4 Laura Antônio

Feminino Sub 18

1 Kiany Cristina

2 Maria Isabel

3 Luiza Antônio

4 Kathleen Kauany

Masculino Sub 8

1 Pedro Henrique

2 Kalani Robles

3 Calebe Galvão

4 Miguel de Oliveira

Masculino Sub 12

1 Gabriel de Souza

2 Daniel Guimarães

3 Leonardo Costa

4 Caio dos Santos

Masculino Sub 16

1 Daniel Adisaka

2 Diego Aguiar

3 Matheus Gomes

4 Davi Soares