Aflore seu “Ôxe”: o machado de Xangô e toda sua força, por trás de uma nova marca de surf!

"Não tente decifrar, rotular ou achar nomes para o que a OXÊ é". Foto Alexandra Iarussi.

Oxe, menino! Oxe, rapaz! Oxe, o que tá fazendo? Oxe, que alegria!

Oxe: talvez a expressão mais ouvida em todo o nordeste brasileiro.

Na língua africana Iorubá, significa machado de dois gumes. No Candomblé é o poderoso Machado de Xangô. É Zeus na mitologia Grega. Odin, na Romana. Xangô foi possivelmente o quarto Rei lendário de Oyo, Nigéria.

Foi pensando na força da palavra, da expressão, e do Deus, que Sandoval Jr. – um soteropolitano e empreendedor nato –, criou a Ôxe Clothing & Co., que vai muito além de mais uma marca de roupas interessada em vender aos jovens.

Ôxe!

Aos 18 anos, Sandoval dos Santos da Encarnação Júnior, também conhecido como Camaleão ou ainda Camá, é um empresário precoce. Aos 15 anos, abriu seu primeiro negócio, uma gráfica. Desde então, não parou mais.

Considera-se um longboarder maroleiro, tem em suas raízes a criação como maior dádiva, atua como designer e atualmente mora em São Paulo. “Vim pra cá para estudar, mas me apaixonei por São Paulo”, conta Camá em entrevista concedida por telefone ao blog.

Incansável e extremamente energético, a Ôxe Clothing & Co., não parecia ser suficiente para o rapaz, que então, decidiu comandar o projeto – um tanto quanto audacioso – “Aflore Seu OXE”.

Sandoval e seu sorriso fácil. Reprodução Instagram.

Contra toda a minha ânsia de entender minimante todos os detalhes do que Sandoval chama de “Marca-Blog” ele logo avisa. “Não tente decifrar, rotular ou achar nomes para o que a ÔXE é. Assim como o significado da expressão que deu origem ao nome da marca, é tão abrangente, complexo e essencial que não cabem rótulos”, explica Júnior.

Moda, arte, música e esporte

Uma coisa é certa, “Aflore Seu ÔXE” vai misturar moda, música, arte e surf em encontros que estão previstos para acontecerem ao longo no ano. A primeira parada acontece em São Paulo.

No cerne artístico e boêmio da cosmopolita Sampa, Sandoval pretende lançar o Canal do YouTube do projeto. O encontro está marcado para rolar na Surf & Sound da Vila Madalena.

Depois daqui, Salvador, Rio e Fortaleza. Ao final, além de conteúdo para o canal e mídias sociais, Sandoval pretende finalizar o projeto com uma obra audiovisual, um documentário muito provavelmente.

“Estou amando São Paulo. Salvador é minha terra, o Rio foi uma questão de oportunidade, já que conheci Angelo, um baiano que tem um hostel que recebe surfistas do mundo todo, e finalmente Fortaleza, onde nos reuniremos na Casa de Sal, um pico muito especial, que recebe diversos projetos ligados à arte”, conta Sandoval.

No quesito arte quem dá o tom no projeto é Rafael Shine, artista plástico autodidata, grafiteiro, arquiteto e urbanista. “Convidamos o Rafael Shine, que neste momento está percorrendo a América do Sul com sua arte, por ele representar o que queremos transmitir nesse momento”, diz Sandoval.

shine
Rafael Shine em ação nas ruas de Buenos Aires. Reprodução Instagram.

Preocupado em sair do mainstream e resgatar as raízes, na música não parece ser diferente. “Não vai ter só Reggae Raiz, mas queremos artistas e bandas que representem nossas raízes. No lançamento do projeto teremos o Peu, um cara da linha de Sine Calmão, saca?”

Quanto ao esporte não resta dúvida que o surf é o foco central de todas as atenções. Longboarder e merrequeiro, como ele se considera, Sandoval é antes de mais nada um apaixonado pelo espírito livre que o esporte representa.

Era digital, quanto vale um seguidor?

Nascido em 1999, Sandoval faz parte da geração Millennials, considerada exigente no quesito anúncio/propaganda. não se vende qualquer coisa pra essa moçada. Eles querem identificação acima de tudo.

Por outro lado, no ápice das redes sociais, nunca foi tão importante ser aceito e seguido por milhares de pessoas. E quando pergunto sobre investimentos, redes sociais, seguidores fantasmas ele é enfático.

“Não vou mentir pra você. Num primeiro momento pensei em investir na compra de seguidores, mas desisti da ideia em seguida. Quero seguidores reais, que admiram nosso trabalho e queiram consumir nossas peças por que se identificam com nosso propósito”, explica.

 O blog

Tudo isso transmitido através do blog?

“Isso, a ÔXE é uma marca-blog. Com Facebook, Instagram e um canal do YouTube”, explica.

“Minha estratégia de marketing está baseada no conteúdo. Confesso que ao longo de alguns meses tive a oportunidade de encontrar pessoas muito preocupadas com valores, dinheiro, comercial. Vou investir sim no Instagram, mas do meu jeito e no meu tempo”.

“Eu prefiro agradar o público de qualidade, que realmente se identifique com a minha linguagem e aos poucos fazer com que mais pessoas entendam o propósito e a essência da ÔXE Clothing & Co.”

O mercado voraz x A alegria de viver

Se por um lado Sandoval aparenta ser um experiente e seguro empreendedor, por outro é notória sua imaturidade em certos momentos.

“Imaturidade na minha geração, e como está o mundo hoje, acredito que seja algo bom. Uma criança é algo bom, não é? É sagrado. Quero manter e elevar minha maturidade empresarial sem perder minha imaturidade, minha jovialidade e alegria de viver”, finaliza.

Não fique de bobeira e vá conferir esse lançamento que promete!

SERVIÇO
O QUE: Lançamento Aflore Seu ÔXE

QUANDO: às 19h, Sexta-feira (15/12/2017)

ONDE: Surf & Sound – Rua Fidalga, 643 Vila Madalena

conovite